Vereador Honorato solicita espaço na Câmara para realização da II Feira da RESEX de Tauá-Mirim

6 de março de 2020

Foi aprovado, durante sessão plenária desta semana  requerimento de autoria do vereador Honorato Fernandes (PT), por meio do qual foi solicitado à Câmara Municipal de São Luís a liberação do estacionamento interno da Casa para realização da II Feira da Resex de Tauá – Mirim. 
Conforme solicitado através do requerimento, a feira será realizada no dia 25 de março, das 8h às 14h.


Na feira, agricultores(as) familiares, pescadores(as) artesanais, quebradeiras de coco babaçu e marisqueiros(as) das comunidades rurais da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim, comercializam e divulgam a produção de alimentos da agricultura familiar, 100% orgânicos e livres de agrotóxicos.


Para o vereador Honorato,  a feira tem representado mais um espaço de resistência dos produtores da zona rural, que travam uma luta árdua contra o avanço desenfreado de grandes empreendimentos sobre seus territórios, comprometendo o processo de produção das populações tradicionais que lá residem.


“É mais que obrigação do Legislativo estimular eventos como o da Feira da RESEX de Tauá – Mirim. Uma feira promovida por produtores da zona rural de São Luís. São populações tradicionais que têm lutado de forma incansável para salvaguardar a rica diversidade da Ilha, atualmente, tão ameaçada por grandes instalações industriais, metalúrgicas e portuárias”, disse o parlamentar.


*A RESEX*
Os produtores da feira, maioria moradores da Resex Tauá-mirim – uma área verde cercada de plantas de grandes empreendinentos, situada a sudoeste do município de São Luís – há ános lutam para que a região se torne uma unidade de conservação. Considerar o território uma reserva extrativista significa garantir a conservação dos recursos naturais e a proteção do modo de vida das populações tradicionais.


Parado na Casa Civil do governo federal desde 2007, o processo de criação da reserva extrativista de Tauá-Mirim esbarra num enorme conflito de interesses. De um lado, a população nativa da região, do outro, grandes empreendimentos, que, infelizmente, têm contado com a conivência do Poder Público.


O processo de criação da Resex já cumpriu todas as exigências legais e técnicas previstas na legislação vigente, sua implantação depende, atualmente, apenas da vontade política dos governantes.

Honorato Fernandes é vereador do município de São Luís, Maranhão, e atualmente exerce o segundo mandato.