Vila Nova lança livro na Câmara Municipal de São Luís

18 de fevereiro de 2020

Foi realizado, na quinta-feira (13), na Câmara Municipal de São Luís, com o apoio do vereador Honorato Fernandes (PT), o lançamento do livro ”Memórias de Vida e de Luta”, do educador popular e lavrador, Luiz Vila Nova. A obra conta a história de luta pela terra, ressaltando a importância da organização popular.

Como anfitrião do lançamento,  Honorato destacou a simbologia do momento, ressaltando a referência de Vila Nova na luta pelo direito a terra e pela garantia da terra como instrumento de produção e geração de emprego e renda.

“Para o nosso mandato é uma honra apoiar o lançamento deste livro. A obra de um homem que saiu do campo, mas prosseguiu na luta em defesa da terra e dos trabalhadores rurais, que representou a população do estado do Maranhão por dois mandatos como deputado estadual e que tanto contribuiu e ainda contribui no debate político e na luta em defesa das questões ambientais”, destacou o vereador.

Presente no evento, o jornalista Emílio Azevedo ressaltou a representatividade de Vila Nova como liderança dos trabalhadores rurais e como educador popular e o livro como retrato pedagógico dessas dimensões tão presentes na vida do autor.

“O lançamento deste livro nada mais é que parte de um processo de educação. Ao lançar esta obra, Vila Nova não está querendo enaltecer a personalidade dele. O livro não é objeto dele, mas parte do processo de luta e de educação popular inerente à história deste homem”, disse o jornalista.

Vila Nova destacou a obra como instrumento de força propulsora na organização da luta popular. “Este livro tem um objetivo: dar uma garantia de que não está tudo perdido, a garantia de organização do povo. Espero que este livro ajude a agente a se organizar, dar as mãos, não baixar a cabeça e superar”, destacou Vila Nova.

Honorato Fernandes é vereador do município de São Luís, Maranhão, e atualmente exerce o segundo mandato.