No Rio Grande, Honorato Fernandes visita obra de escola e posto de saúde em estado de abandono

9 de agosto de 2019

O vereador licenciado Honorato Fernandes (PT), em visita realizada a comunidade do Rio Grande, zona rural de São Luís, acompanhou as obras de construção de uma escola que atenderá as mais de 1200 famílias que residem na região. Na oportunidade, acompanhado de alguns moradores, o parlamentar visitou também o posto de saúde do bairro, atualmente, abandonado.

A obra de construção da escola é fruto da luta empreendida, desde 2016, pela comunidade juntamente com o vereador. Na época, Honorato denunciou, nos meios de comunicação, nas redes sociais e junto aos órgãos de segurança competentes, os diversos atos de ameaça realizados por um grupo de pessoas que impediam a construção da escola, mesmo já efetivada a assinatura do crédito com a Caixa Econômica Federal para a realização da obra.

Três anos depois, ao registrar, em suas redes sociais, a visita de vistoria às obras de construção da escola, o parlamentar destaca: “Gratificante demais a visita que realizamos hoje a construção da escola do bairro Rio Grande, Zona Rural de São Luís. Escola essa que depois de muita luta está para ser entregue aos moradores dessa comunidade”, destacou.

Posto de Saúde

Durante a visita a comunidade, o vereador, a convite de alguns moradores, vistoriou também o posto de saúde que atende a população da região. Visita está que rendeu outra denúncia feita pelo parlamentar em suas redes sociais. Nos post, o Honorato registra relatos dos moradores quanto a situação de abandono da unidade de saúde .

“Moradores do bairro Rio Grande reclamam da ausência de medicamentos para diabéticos e hipertensos. Faltam até profissionais para atender os pacientes que chegam ao posto precisando de atendimento. Apenas um enfermeiro atende na unidade de saúde, segundo relatos da população da região. Além disso, uma fossa estourada a céu aberto completa o cenário de abandono no local”, denunciou o parlamentar.

Segundo Honorato, a Secretaria Municipal de Saúde já foi comunicada, no entanto, nenhuma providência, até agora, foi tomada.

“Como parlamentar, persistiremos no nosso papel de fiscalizar junto com a população, cobrando do Poder Público providências com relação às questões ora apresentadas”, disse o vereador.

Por|: Tarcila Mendes

Honorato Fernandes é vereador do município de São Luís, Maranhão, e atualmente exerce o segundo mandato.