Honorato Fernandes recebe homenagem do Curso de Biblioteconomia da UFMA e defende a Universidade pública

30 de julho de 2019

O vereador licenciado Honorato Fernandes (PT) participou, nesta segunda-feira (29), da abertura do 3° Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação – Norte/Nordeste (ERECIN). Na oportunidade, Honorato foi homenageado, durante a solenidade em comemoração aos 50 anos do Curso de Biblioteconomia da UFMA.

A homenagem prestada ao vereador, segundo a coordenadora do Curso de Biblioteconomia e do ERECIN, Profa. Dra. Aldinar Martins Bitencourt, se dá em função dos “relevantes serviços prestados pelo parlamentar à Sociedade Ludovicense e parceria com o curso ao longo de seu desenvolvimento”.

Durante a solenidade, Honorato expressou satisfação por participar da abertura do Encontro e das comemorações dos 50 anos do Curso de Biblioteconomia da UFMA, parabenizando os profissionais que ajudaram a construir a história do curso.

“Uma grande felicidade participar deste evento. Quero parabenizar a todos os profissionais da Biblioteconomia que fizeram história nestes 50 anos do curso. Pra mim, é um imenso orgulho estar junto a este grupo e poder, de alguma forma, dar minha colaboração”, disse.


Ainda na sua fala Honorato fez uma reflexão sobre o delicado momento que atravessa o País com pesados ataques as instituições públicas de ensino e a outras instituições.

“Precisamos resistir a estes ataques. Precisamos nos  unir e reagruparmos para enfrentar este desmonte do ensino público. Temos que travar este debate dentro e fora da Universidade para que alcance um maior número de pessoas. Reafirmo aqui  o meu compromisso de seguir na luta em defesa do ensino público de qualidade e por nenhum direito a menos”, destacou o parlamentar. 

*Parceria*- A parceria de Honorato com o curso de biblioteconomia da UFMA foi sendo construída no decorrer da atuação parlamentar de Honorato, que há um tempo acompanha e soma na luta travada pelos bibliotecários e demais pessoas ligadas aos movimentos de fortalecimento da leitura em São Luís.

Em 2018, articulado com os bibliotecários, o vereador realizou audiência pública para discutir políticas de estímulo à leitura e o fortalecimento dos bibliotecários. 

Além de promover discussões pautando as demandas da categoria, o parlamentar tem atuado com o segmento na luta em prol da construção Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca e para sensibilizar o poder público municipal quanto ao cumprimento da Lei de  Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei nº 12.244/2010). Assinada pelo ex-presidente Lula, em 2010, a lei estabelece que até 2020 todas as escolas públicas e privadas do Brasil terão de ter bibliotecas.

Por Tarcila Mendes/Karina Lindoso

Honorato Fernandes é vereador do município de São Luís, Maranhão, e atualmente exerce o segundo mandato.